O Atlas Data Federation e o Online Archive agora podem ser implantados no Azure

Karthic Subramanian and Sabina Friden

Desenvolvimentos interessantes estão no horizonte para os usuários do Microsoft Azure, marcando um salto significativo nos recursos de gerenciamento de dados. Em primeiro lugar, o Atlas Data Federation agora está disponível de forma geral no Azure. Isso significa que agora você pode implantá-lo diretamente no Azure e até mesmo consultar dados do Blob Storage do Microsoft Azure. E isso não é tudo. Também lançamos a disponibilidade geral do Atlas Online Archive no Azure. Esses avanços dão início a uma nova era de soluções de arquivamento eficientes para soluções de dados baseadas no Azure.

Ambas as atualizações são grandes avanços para tornar o gerenciamento de dados no Azure mais poderoso e flexível. Vamos nos aprofundar no que isso significa para você!

Suporte ao Azure na Atlas Data Federation (disponibilidade geral)

Com o Atlas Data Federation, os usuários podem consultar, transformar e criar visualizações em vários bancos de dados do Atlas e em soluções de armazenamento de objetos em cloud, como o Amazon S3 e, agora, o Microsoft Azure Blob Storage. Esse recurso, antes exclusivo do AWS, é um divisor de águas, permitindo a implantação direta no Azure e a capacidade de acessar o Blob Storage do Microsoft Azure para obter insights de dados.

Figura 1: acesse o armazenamento de Blobs do Azure facilmente a partir da UI do Atlas

Principais recursos do Atlas Data Federation

  • Flexibilidade de cloud: escolha entre AWS e Azure para hospedar instâncias de bancos de dados federados.
  • Diversas fontes de dados: incorpore as soluções de armazenamento do MongoDB Atlas cluster ou do Azure (Azure Blob Storage e Azure Data Lake Storage Gen2) como fontes de dados para queries abrangentes, inclusive entre regiões.
  • Agregação avançada: recursos abrangentes de agregação com operadores que incluem $match, $lookup, $queryHistory, $merge, $out, etc.
    • Suporte direto de $out para o Armazenamento de Blobs do Azure e o Armazenamento de Data Lake do Azure Gen2.
  • Consultas SQL do Atlas no Azure: execute consultas SQL no Azure, integrando dados do MongoDB para uma experiência de análise unificada.

A Atlas Data Federation simplifica o acesso e a análise de conjuntos de dados complexos, combinando dados de várias fontes em uma única visualização federada, fornecendo insights valiosos para decisões comerciais mais informadas.

Explore o Atlas Data Federation no Azure hoje mesmo.

Suporte ao Azure no Atlas Online Archive (disponibilidade geral)

A expansão do Atlas Online Archive para o Azure garante que a classificação dos dados em camadas não seja apenas eficiente, mas também integrada, mantendo os dados de arquivamento no ecossistema do Azure. Essa integração aborda a limitação anterior de usar o AWS como padrão para o armazenamento, mesmo para o cluster hospedado no Azure.

Figura 2: selecione facilmente o Azure ao escolher uma região

Principais recursos do Atlas Online Archive

  • Escolha do provedor: opte pelo AWS ou Azure para se alinhar com sua estratégia de cloud.
  • Arquivamento automático: defina regras para mover automaticamente os dados mais antigos para um armazenamento econômico em cloud, eliminando o descarregamento manual.
  • Endpoint de consulta unificado: acesse todos os dados por meio de um único endpoint, garantindo insights rápidos sem comprometer a disponibilidade dos dados.
  • Gerenciamento integrado da interface do usuário do MongoDB Atlas: gerencie sua classificação e arquivamento de dados na interface familiar do Atlas, simplificando as operações e a manutenção.

Gerencie seu armazenamento em camadas de dados do MongoDB Atlas em escala com o Atlas Online Archive. O Atlas Online Archive permite que você gerencie seu ciclo de vida de dados com eficiência, equilibrando custo e acessibilidade com facilidade.

Por fim, aqui estão alguns pontos a serem considerados:

  • Qualquer arquivo recém-criado em um cluster do Azure em 28/02 ou após essa data terá como padrão as regiões do Azure. Observe que as regiões de armazenamento do Online Archive serão padronizadas para clusters do Azure somente se não houver arquivos do AWS pré-existentes nesse cluster específico do Azure
  • Se houver arquivos on-line do AWS pré-existentes em clusters do Azure, todos os arquivos recém-criados nesse cluster específico permanecerão no AWS
  • Provedores de cloud e regiões de armazenamento não podem ser editados ou modificados depois de configurados

Aproveite todo o potencial do Atlas Online Archive no Azure hoje mesmo.

Estamos entusiasmados em dar suporte à sua jornada de gerenciamento de dados, oferecendo controle e flexibilidade aprimorados sobre seus dados por meio desses novos recursos do Azure. À medida que o MongoDB Atlas continua a se expandir como uma solução multicloud, estamos aqui para garantir que sua estratégia de dados seja tão dinâmica e versátil quanto suas necessidades de negócios.

Para obter orientação sobre como começar, consulte nossa documentação sobre o Atlas Data Federation ou o Atlas Online Archive.

Obrigado por confiar no MongoDB Atlas como sua plataforma de dados para desenvolvedores. Bem-vindo ao futuro do gerenciamento de dados multicloud!